Beleza Bela e Feia Beleza
- Emmerson Santos _ Fotógrafo
- 7 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Você já ficou de boca aberta de ver algo belo além do normal? Algo que superou as expectativas de qualidade visual? Ou que mexe com você de maneira irreverente? O que eu quero perguntar mesmo é se você já teve certeza de encontrar uma BELEZA BELA ou uma FEIA BELEZA?
Estou chamando sua atenção para um tema um tanto polêmico para alguns. Eu disse alguns, pois no senso geral o que irei falar é unanime em dizer que a BELEZA de fato é subjetiva. O que é bonito para você pode ser feio para outros. Sim, existe uma verdade sobre tudo o que vemos a nossa volta, ou seja as coisas são o que são. Mas o que vai fazer ser belo para alguém é a perspectiva com que ela olhará essa coisa. E nesse tocante coincide que alguns olham o mesmo conjunto de padrão e chegam a conclusão de que aquilo é BELO. Mas já viu que uns dizem não, ou torcem o nariz ou viram a cara? Significa que ela esta olhando o conjunto de modo diferente. Pode ser ainda que ela não esteja compondo o mesmo conjunto que nós. Se ela aderir apenas a alguns parâmetros pode ser que ela julgue feio ou NÃO TÃO BELO. E pode ser que ela tenha um conjunto de parâmetros muito maior para ajudar a dar sua nota. Se a sua experiencia for maior nesses quesitos com certeza ela será mais exigente. Logo descobrimos que aquilo ali, aquela coisa que eu acho bonita, para você estará longe de ser Bela.
Mas vamos dinamizar mais o assunto! Eu disse que alguns terão mais bagagem ou mais "parâmetros"de julgamento. Mas nosso mundo é repleto de pessoas diferentes que estão em posições diferentes, que logo enxergam diferente. E isso irá fazer com que o BELO para ela seja mais singelo, mais simples, ou não. Se você foi em uma exposição de arte, ou se participa de sites curadores de fotografia ou qualquer outra coisa como arquitetura, decoração sabe que você verá ou já viu de um tudo. Agora pense! Se aquilo que em dado momento você achou ridículo ainda assim estava ali, significa que? Que para alguém aquilo tem alguma beleza. E a beleza não signfica ser aquilo que você vê com seus olhos, mas também com seu coração. Qual a história por de trás? Por que aquela escultura rústica e torta é considerada arte, ou belo, ou interessante?
Pensou? Percebe que o que eu disse no inicio tem lógica, ou seja que o BELO é subjetivo.Ou que esta beleza muda de intensidade de acordo com a perspectiva tanto de quem fez como dos que as contemplam?

Agora você está se perguntando, por que este autor esta questionando isso? Meu objetivo é ajudar as pessoas a aprenderem a respeitar o gosto individual de cada ser. Não existe beleza certa ou errada. Apenas existe beleza de um ângulo e de outro não, ou pode ser que alguém consiga ver beleza de todos os ângulos. O importante é que ELA gostou e se sente bem e ver aquilo. Existem muitos graus de comparações, aliás vivemos num mundo de diversidade e competição. Mas não se iluda! Quer um exemplo? Quando você vê o desenho de uma criança e o desenho de um arquiteto, de qual dos dois você se emociona mais? Qual você diz "que linnnnduuu"? Sabemos que para a experiência de tempo de vida de uma criança aquilo é muita coisa e desperta em nós uma comoção do tipo " que lindo, ele tem dom". Logo se você for olhar a complexidade de um projeto arquitetônico o camarada tem obrigação de desenhar com mais técnica. Mesmo assim com toda complexidade desenvolvida este encontrará pessoas que irão bater palmas e outras que simplesmente não dirão nada. Significa que está feio? Não. Significa que não ficou bom? Não. Aquele que fez se dedicou e desenvolveu seu trabalho. Deu o seu máximo para impressionar ou agradar alguns e não a todos.
Amigo ou amiga leitor ou leitora, nem Deus agrada a todos. Olhem todas as criações e terá alguns que não gostarão de ver certas coisas. Eu admiro o sorriso largo de uma rã. Eu admiro os olhos e a pele de um crocodilo. Mas tem gente que sentirá pavor. Logo até Deus sabia que precisava diversificar bastante, pois ele mesmo criou (creio eu) um ser muito capcioso, detalhista, exigente e com livre arbítrio e um olhar capaz de perceber inúmeros detalhes em ordem diferente do que seu companheiro ao lado.
Então, eu vejo Beleza no Belo e mesmo no Feio eu busco Beleza! Assim consigo me divertir mais com o que vejo ao meu redor.

Comentarios