Luz, meu grafite!
- Emmerson Santos _ Fotógrafo
- 7 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Desenho desde minha infância. O meu estilo favorito é usar o simples lápis de grafite. Tem diversas numerações e seus graus de de dureza. Uns fazem uma linha clarinha e outros já expressam um negro. A questão é que tudo é desenhado para se obter sua forma precisa de traços finos e claros ou largos e intensamente escuro.

O conceito do que se quer representar varia muito. A questão é que você decide o como fazer o escuro formar algo sobre o branco. O grafite expressará o resultado da luz sobre os objetos, ou seja a sombra. Então o artista se concentra nos contornos e limites da luz e sombra. A intensidade varia conforme o que você quer expressar, seja serenidade ou dramaticidade.
A fotografia realiza a mesma coisa, no entanto o nosso meio de desenhar a foto é a com a LUZ. Com a luz iremos criar os contornos e formas. Criaremos planos e texturas, profundidade e lisuras. Desenharemos reflexos e refrações. Sim a luz num efeito contrário ao grafite irá nos dar a imagem que queremos exemplificar ou congelar.
Os fotógrafos são estudantes ávidos de técnicas com a utilização da luz. Luz natural, luz noturna, luz de janela, luz artificial, luz reflexiva, luz refratada, formas de dispersão da luz e etc.
Os Speed Lights, ou flashs são nossas lapiseiras mais interessantes. Requer habilidade pra desenhar retratos com elas. Sabe por quê? É uma luz projetada e que pode ser dispersa em várias direções e isso pode "borrar" nosso "desenho fotográfico" facinho, facinho! Tem profissionais que vão querer dizer que elas parecem mais com o GUACHE, de tanto que borram. Mas tudo é um questão de controlar e posicionar, assim como se desenha com grafite.
Sem luz não temos forma. E então você vai em um estúdio é percebe que um artista fotográfico tem um estojo cheio de lapiseiras e lápis com inúmeros tipos de grafites luminosos. Ah e tem os esfuminhos, sabia?
Esfuminhos? Sim, trata-se de um meio que os desenhistas utilizam pra criar as sombras atenuadas. No caso dos fotógrafos utilizamos sofbox, sombrinhas difusoras, painéis rebatedores e outros processos para dar aquele efeito de sombra suave.
Então é isso, nós fotógrafos somo ARTISTAS que desenham com LUZ. Simples assim! Só que não.rsrsr

Commentaires